A Secretaria da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul confirma o primeiro caso de dengue em sua população, em 2025. A situação foi repassada pelo boletim informativo do Estado, a partir dos casos que estão sob análise.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, o município encaminhou oito casos para análise. Destes, quatro foram descartados, três estão em investigação e um foi confirmado. Trata-se de uma criança, residente na localidade de Picada Aurora. Além disso, é um caso autóctone, ou seja, não veio de fora.
Em 2025, conforme o mesmo boletim, já são 33 casos confirmados de dengue na região da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, em oito municípios. São três crianças, três adolescentes, seis idosos e 21 adultos. Ainda, 73 casos seguem sob investigação. No mesmo período de 2024 a região já tinha 278 casos confirmados e um óbito.
No Rio Grande do Sul, em 2025, são 1.067 casos de dengue confirmados. Nenhum óbito foi registrado.
O transmissor da dengue é o mosquito Aedes Aegypti. Ele se alimenta do sangue de uma pessoa infectada e depois passa para outra pessoa sem a doença. Diante disso, o poder público pede que as pessoas tomem cuidado com a água parada em seus pátios, pois estes são locais com condições para o mosquito se procriar.