Cruzeiro do Sul receberá projeto pioneiro no Estado para a construção do novo Passo de Estrela

Foto: Marcio Steiner

Na tarde desta quarta-feira (5), foi realizada uma audiência pública para a apresentação do projeto de recuperação de áreas degradadas pelas enchentes e realocação das famílias que perderam suas casas, em Cruzeiro do Sul. O evento foi realizado no pavilhão da comunidade católica, no Centro, com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito Cesar Leandro Marmitt (Dingola), do promotor Sérgio Diefenbach, secretários estaduais e municipais, além de moradores do Passo de Estrela, que serão os primeiros beneficiados neste projeto pioneiro no Estado.

O novo Passo de Estrela, contará com uma infraestrutura semelhante a de condomínios fechados, com áreas de lazer e convivência. Na zona de arraste do antigo bairro, onde as casas foram destruídas pela enchente, deve ser desenvolvido um projeto de limpeza e recuperação vegetal, também com espaços de lazer e convivência. Todos os cruzeirenses que perderam suas casas, serão beneficiados de alguma forma, seja através da entrega de casas prontas ou terrenos para construção. Nos próximos dias, outras comunidades serão visitadas para explicar como vai funcionar o programa, mas as datas ainda precisam ser confirmadas.

O prefeito Dingola destacou a importância deste projeto, que contará com um grande investimento do Estado, não só para o Passo de Estrela, mas para todos os cruzeirenses que perderam suas casas e serão beneficiados de alguma forma. Trata-se de um projeto enorme e que tem várias etapas até a sua conclusão, mas que será acompanhando de perto pelo prefeito, promotoria e outros órgãos envolvidos para que seja concluído o quanto antes, devolvendo a dignidade e esperança para aqueles que perderam tudo.

Nesta quarta também foi entregue o Plano Diretor para a reconstrução do Vale do Taquari, desenvolvido pelo Estado em parceria com a Univates, com o zoneamento das áreas de risco e diretrizes preliminares de ocupação prioritária.

Antes da audiência, o governador e sua equipe também estiveram na área onde será construído o novo Passo de Estrela, entre o antigo Bairro Passo de Estrela e a ERS-130. No local estão instaladas mais 30 casas provisórias e que serão entregues nos próximos dias. Também esteve no antigo bairro Passo de Estrela e na Casa do Morro.

Aqui a apresentação feita pelo Estado

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email