Nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, iniciaram mais uma vez em Cruzeiro do Sul os serviços da máquina escavadeira hidráulica oferecida por meio do G8 – Consórcio dos oito municípios desmembrados de Lajeado.
O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério e cada um tem direito a 30 dias de serviço do equipamento.
Em Cruzeiro a escavadeira foi destinada neste primeiro momento para a reforma de uma lagoa (reservatório) de dejetos de suínos, em uma propriedade rural na localidade de Boa Esperança Baixa. A máquina deve trabalhar por cerca de dois dias na área da família de Imelda Kronbauer que mantém a produção de mil suínos terminação.
Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Gerson Kolling, depois deste serviço a máquina será destinada até uma empresa que estará ampliando suas atividades na localidade de Linha Primavera e assim por diante, conforme a necessidade dos empreendedores ou do serviço público.
Silos
Também no setor primário, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente segue atendendo pedidos para o fechamento de silos. Apenas no mês de janeiro, de acordo com Kolling, foram fechadas 136 estruturas de armazenamento de silagem para os animais. “Já temos mais alguns pedidos para este início de fevereiro, mas está se encaminhando para o final”, observa.
Resultado das lavouras
Gerson Kolling avalia uma ótima produção de milho para esta safra. “Tivemos bons resultados, tanto para silo quanto para grão”. No grão a média das propriedades varia entre 150 e 185 sacas por hectare.
Por outro lado, a condição climática está preocupando. Os dias tórridos e a falta de uma boa chuva já estão refletindo na produção das lavouras. O secretário acredita numa quebra significativa na produção do milho safrinha e da soja, se a condição climática não melhorar logo para o campo. “Na soja, que está na fase do desenvolvimento e enchimento dos grãos, a quebra já é estimada em cerca de 10%. Contudo, com a atual previsão do tempo, a estimativa é de que o prejuízo seja bem maior”, lamenta.