Cruzeiro do Sul recebe coordenador de meio ambiente da Certel

Lideranças discutiram estudos necessários antecedendo obras de usina
Foto: Carine Ely

Nesta quarta-feira, dia 24 de maio, o Poder Executivo de Cruzeiro do Sul recebeu o coordenador de meio ambiente da Certel, Ricardo Jasper. O representante da cooperativa foi recebido pelo prefeito, João Henrique Dullius, o secretário de Administração e Finanças, Leandro Johner, a assessora jurídica, Sabrina Schmitt, o biólogo Diego Sehn e o fiscal do meio ambiente, Anael Gomes.

Na ocasião, as lideranças se reuniram para discutir a respeito dos estudos ambientais necessários a serem feitos, antecedendo a construção da usina hidrelétrica por parte da Certel, junto da barragem eclusa, entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul.

Lembrando que na sexta-feira, dia 19, ocorreu uma reunião no auditório do Ministério Público (MP) Regional, em Lajeado, dando encaminhamentos para o monitoramento e fiscalização do Rio Taquari no trecho de cobertura entre os municípios de Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul. O encontro ocorreu a pedido do MP, com a participação da secretária Estadual do Meio Ambiente (Sema), Marjorie Kauffmann, representantes dos municípios envolvidos, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Ambiental (Patram), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e Certel.

A cooperativa ficou responsável, com os municípios, de rastrear os Termos de Referência para apresentar, até o fim de junho, os dados do georreferenciamento do trajeto. Os municípios devem realizar um estudo para determinar as Áreas de Preservação Permanentes (APP). Estas são divididas em Zonas Urbanas Consolidadas, Zonas Urbanas e Zonas Rurais. Na ocasião, os participantes realizaram uma visita embarcada ao Rio Taquari.

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email