Cruzeiro do Sul passa a contar com a Farmácia Cuidar +

O município recebeu R$ 100 mil do Estado para melhorias
Foto: Marcio Steiner

Recentemente reformada e ainda com outras melhorias em andamento, a farmácia da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Cruzeiro do Sul, agora faz parte do Programa Farmácia Cuidar +, do Governo do Estado.

O Farmácia Cuidar + é um programa de transferência de recursos destinado aos municípios, com o objetivo de ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos nas Farmácias de Medicamentos Especiais (FME) nos municípios gaúchos.

O Programa está estruturado em três eixos de implementação nas FME e elencados com os seguintes objetivos: contribuir para a estruturação dos serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que estes sejam compatíveis com as atividades desenvolvidas na Assistência Farmacêutica, para ampliação da capacidade de atendimento, garantia da qualidade do armazenamento dos medicamentos e melhoria da ambiência da farmácia; fortalecer as práticas clínicas no âmbito da Assistência Farmacêutica visando a resolutividade das ações em saúde, otimizando os benefícios e minimizando os riscos relacionados à farmacoterapia; e padronizar a estrutura das farmácias que aderirem ao programa como forma de identificação do local que prestará serviços clínicos farmacêuticos ao cidadão.

Os recursos financeiros destinados ao financiamento do programa são transferidos aos municípios pela Secretaria de Estado da Saúde, na modalidade fundo a fundo, os quais devem ser utilizados exclusivamente no âmbito do Programa.

O valor financeiro é repassado de acordo com o porte do município, sendo Cruzeiro do Sul Porte 2 – entre 5001 e 1.000 pessoas atendidas ao mês, elenco de Medicamentos Especiais (FME), garantido um valor de R$ 100 mil.

As prefeituras devem providenciar a produção de materiais, utilizando os arquivos abertos com as logomarcas, que permitem a inclusão da identificação da Prefeitura Municipal. Entre outros, em Cruzeiro foram produzidas sacolas de pano, para que os pacientes as utilizem sempre que vierem buscar a sua medicação.

O programa também coloca como critério de execução a realização de formação na área de Cuidado Farmacêutico para Pessoas com Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que recebem medicamentos da farmácia do Estado. Conforme a enfermeira Sabrina Porsche, em Cruzeiro este espaço está praticamente pronto e em seguida irão começar os agendamentos com os pacientes. Ela ressalta que isso irá garantir maior controle e até mesmo eficácia nos tratamentos, com base no acompanhamento mais próximo do paciente.

Um dos pacientes DPOC é o morador do Bairro Passo de Estrela, Airton da Silva (60). No momento fazendo uso de, em média, oito medicamentos, o cruzeirense enfatiza o trabalho dos profissionais, quanto ao atendimento que vem tendo junto a Unidade de Saúde.

Últimas Notícias:

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email