Cruzeiro do Sul e o Relógio da Vida: um encontro sobre plantas bioativas

Foto: Marcio Steiner

Com o intuito de estimular a alimentação e os cuidados com a saúde a partir do uso de plantas, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria da Saúde e Saneamento, Emater/RS-Ascar, Comissão Pastoral da Terra e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) organizam o primeiro encontro do evento denominado Cruzeiro do Sul e o Relógio da Vida. Nesta oportunidade, a atividade será voltada para as plantas bioativas.

Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann, há necessidade de trabalhar a saúde das pessoas, em especial do homem do campo, que vive no isolamento, na pressão pela produção, o que reflete no adoecimento e o grande consumo de medicamentos.

Diante disto, as entidades pretendem voltar a despertar nas pessoas a sabedoria popular do uso das plantas, para que estas desenvolvam o autoconhecimento e passem a acreditar na alimentação e na medicina natural.

O evento irá ocorrer na terça-feira, dia 26 de abril, na Comunidade São Francisco, na localidade de Boa Esperança Baixa, junto ao relógio de plantas medicinais e horta comunitária do Projeto Mais Hortas.

A programação inicia às 9h com a recepção; às 9h30 a abertura com uma dinâmica de apresentação; às 10h a atividade no horto relógio de plantas medicinais; às 11h15 a organização do almoço coletivo; 12h15 o almoço; 13h30 o retorno às atividades, com as oficinas ensinando a manipulação das plantas medicinais; e às 15h30 o encerramento.

A expectativa, de acordo com a Emater, é reunir em torno de 50 pessoas. Todos os interessados são convidados a participar, contudo, o alvo serão as agentes comunitárias de saúde, integrantes do grupo Mais Hortas e do grupo comunitário Cheiro de Mato.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email