O município de Cruzeiro do Sul busca mais um passo importante na valorização da educação financeira ao aderir ao programa Operação na Ponta do Lápis, promovido pelo Sicredi. A iniciativa é voltada para estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, com o objetivo de introduzir desde cedo conceitos sobre o valor do dinheiro, planejamento financeiro e consumo consciente.
A formação inicial do programa aconteceu no dia 12 de março, com a participação dos gestores escolares. Já nesta segunda-feira, 7 de abril, teve início a capacitação dos professores, que será dividida em três encontros ao longo do ano — os próximos estão previstos para os meses de maio e junho. A proposta é que os educadores se organizem para compreender a fundo os princípios da educação financeira, e assim possam trabalhá-los de forma didática com os alunos em sala de aula.
O objetivo da Secretaria Municipal da Educação Cultura e Esportes (Smece) é que as crianças comecem desde cedo a refletir sobre como organizar o dinheiro, o que ele representa, o que é possível comprar e como lidar com o salário que se ganha.
Além da formação docente, o programa prevê a realização de ações com os estudantes ao longo do ano, promovendo atividades práticas e integradas ao currículo escolar, que estimulem o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis.
Nesta segunda, o grupo de educadores foi recepcionado pelo assessor de cooperativismo do Sicredi, Éder Santos. A formação está sendo conduzida pelos assessores pedagógicos Elisabete Penz Beuren e Augusto José Penz Beuren, que acompanham e orientam os professores nesta jornada de transformação educacional.