Coronel natural de Cruzeiro do Sul será o novo coordenador regional da Defesa Civil

O coronel e ex-comandante do Corpo de Bombeiros dos municípios de Ijuí e Santa Cruz do Sul, Claiton Marmitt, será o novo coordenador da Defesa Civil do Vale do Taquari. Natural de Cruzeiro do Sul, ele assume a função no posto que estava vago desde o fim de janeiro, quando o ex-coordenador, coronel Everton de Souza Dias, foi exonerado do cargo pelo Governo do Estado.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (15) pelo chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, coronel Luciano Boeira. Segundo ele, o processo de nomeação está aberto e a publicação no Diário Oficial do Estado deve ocorrer no início da próxima semana.

“Foram analisados alguns nomes, e o coronel Marmitt atende o perfil que desejamos ao cargo. É da região, tem experiência em desastres, já atuou na região por mais de 10 anos, e comandou o 6º Batalhão de Bombeiro Militar, por mais de dois anos, batalhão que atende o Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo”, disse Boeira em resposta à Rádio Independente. A aprovação teria ocorrido na tarde desta quarta-feira (14).

O coronel Marmitt é natural de Cruzeiro do Sul, mas passou a infância e adolescência em Rio Pardo. Em agosto de 2023, recebeu o título de cidadão santa-cruzense pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Na ocasião ele estava deixando o posto de comandante do 6º BBM – que ocupou entre 2021 e 2023 – para assumir a função de diretor do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), que ocupa até o momento em Porto Alegre.

Antes, entre 2014 e 2018, Marmitt comandou o 12º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Ijuí. O coronel atuou também junto a corporações de Rio Pardo, Montenegro, Gramado, Canela e na Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro, durante os jogos Pan-americanos, em 2007, dentre outras funções.

A nomeação de Marmitt atenderá um pleito de lideranças da região, como o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, que queriam um profissional técnico e com ligação com o Vale do Taquari.

Fonte: Rádio Independente

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email