Controle do Carrapato é tema de evento em Cruzeiro do Sul

Foto e vídeo: Marcio Steiner

Produtores de diversos municípios do Vale do Taquari participaram, na tarde de quinta-feira, dia 29 de maio, no CTG Pagos de São Rafael, em Cruzeiro do Sul, de uma atividade sobre Controle de Carrapatos. Organizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) e a Cooperativa Sicredi, o evento contou com apoio da Prefeitura Municipal e palestra do médico veterinário do IPVDF José Reck, que abordou o tema “Desafios no controle de carrapato bovino em um cenário de multirresistência”.

Em sua fala, o profissional destacou desde o ciclo do parasita, passando por como ele se comporta, até chegar aos sintomas presentes no rebanho e as formas de tratamento adequado. Como parte do painel, Reck apontou o contexto em que ocorre a resistência dos carrapatos a certos biocarrapaticidas, quais os caminhos para minimizar o problema e também a importância da realização do biocarrapaticidograma – técnica que busca avaliar a sensibilidade da população de carrapatos aos produtos aplicados, buscando um controle mais eficaz do parasitismo em rebanhos bovinos.

A ideia geral foi promover a troca de experiências entre os envolvidos. Combinado com outros manejos, como eliminação de animais infestados, rotação de piquetes, roçadas, diminuição da lotação, dieta adequada e melhoramento genético, a redução do uso indiscriminado de substâncias químicas pode ser fundamental para a manutenção da sanidade do rebanho como um todo.

O encontro contou a presença de autoridades, como o secretário de Agricultura, Gerson Kolling, e o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Cristiano Laste, além de representantes das entidades parceiras. Kolling destaca que em Cruzeiro do Sul estão declarados cerca de 9 mil bovinos, mas que, em geral, o carrapato não tem trazido muitos problemas.

Com ajuda da assessoria de imprensa da Emater

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email