Profissionais e voluntários estão trabalhando de forma intensa para deixar em condições de uso, um prédio localizado no Centro de Cruzeiro do Sul, que receberá os alunos matriculados no chamado contraturno da Educação do Município.
Conforme a secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece), Anelise Assmann, a Nega, até segunda-feira, dia 22 de julho, estará tudo pronto para receber os estudantes no espaço localizado na Rua Santa Catarina. Trata-se de um prédio de dois pavimentos de propriedade do empresário Claudir Dullius, que está sendo adaptado para receber esses estudantes.
O local também foi atingido pela enchente de maio, contudo, neste momento, é o único disponível para atender os jovens que carecem de atendimento no horário oposto ao ensino regular.
A secretária revela que já são 230 estudantes de pré ao 3º ano inscritos, os quais pertencem as escolas Anita Garibaldi, Jacob Sehn, Passo de Estrela e Antônio Domingos Cíceri Filho. As três últimas severamente atingidas pela catástrofe natural.
Além da mão de obra voluntária, o município foi contemplado com 300 classes escolares vindas do município de Pato Branco-PR. Ainda, foram recebidas diversas camas e mobiliário do município vizinho de Santa Clara do Sul. O Fórum de Lajeado também fez o repasse de diversos armários e prateleiras.
Anelise frisa que esse local irá abrigar o contraturno de forma provisória, até a escola que está sendo construída no Bairro Primavera estar em condições de uso. Esta por sua vez tem previsão de entrega para o dia 12 de outubro.
Além do contraturno, na próxima segunda, dia 22, também volta às atividades a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jacob Sehn, no Bairro Glucostark.