Comitiva cruzeirense participa da Assembleia de Verão, no Litoral Norte

Prefeito, primeira-dama e coordenadora pedagógica estiveram em Xangri-Lá
Daniela, Dullius e Luciane

De segunda-feira, dia 13, até esta quarta-feira, dia 15, o prefeito de Cruzeiro do Sul, João Henrique Dullius, a primeira-dama, Luciane Dullius, e a coordenadora pedagógica, Daniela Sehn, participaram da Assembleia de Verão promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), que abordou os temas Educação é o olhar para o futuro e Inovação é antecipar. O evento foi realizado na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba) no município de Xangri-Lá, no litoral norte. Na ocasião ocorreu o encontro das primeiras-damas.

O tradicional evento da Famurs reuniu mais de 700 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais, vereadores e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Durante o ato, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, destacou a reforma tributária e estiagem. Ele afirmou que é preciso avançar mais e construir pautas importantes, como a implementação dos Escritórios Regionais de Desenvolvimento, uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS para levar mais informações e desenvolvimento para todas as regiões.

Presente na solenidade, o governador, Eduardo Leite, declarou em sua fala que tem orgulho de liderar o Estado com a cabeça de quem já foi prefeito. Isso porque é possível pensar, em todas as dimensões, o que afeta a vida do cidadão, seja na educação, saúde, segurança ou alimentação, explicou. O governador ainda ressaltou as responsabilidades compartilhadas com os demais órgãos do RS; o fortalecimento dos prefeitos e a efetiva mobilização dos gestores; que as administrações municipais estejam alinhadas quanto as novas tecnologias; e enfatizou que se puna aqueles que geram prejuízos aos cofres municipais, utilizando recurso de forma errônea, mas não a imensa maioria que quer fazer a coisa certa, do jeito certo.

O secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Maneco Hassen, também participou da abertura oficial e destacou em sua fala que é preciso mais autonomia aos municípios e equilíbrio no pacto federativo. Em nome do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, Maneco declarou o início de um novo movimento de diálogo e parcerias no governo federal. Ele destacou que o governo tem o objetivo de incluir, cada vez mais, os municípios em suas ações e programas federais, como alguns já anunciados: a retomada do Minha Casa, Minha Vida; aumento de recursos para a merenda escolar; recursos para retomada das obras de creches do FNDE; entre outros.

A abertura da Assembleia de Verão 2023 ainda contou com a presença de outras autoridades. Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios(CNM), aproveitou sua fala para convidar os presentes para participarem do painel sobre as pautas municipalistas, para discutir sobre a reforma tributária, impacto do Censo nas receitas municipais, piso da enfermagem, qualidade da educação, entre outras pautas pertinentes.

Na sequência, foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação do Oportuniza Assistência Farmacêutica, firmado entre a Famurs, Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF/RS) e Defensoria Pública.

A plataforma virtual visa dar acesso às listas de medicamentos oferecidos pelo Sistema Unico de Saúde (SUS), permitindo identificar quais medicamentos estão disponíveis, com atualização realizada diretamente pelas equipes dos municípios, em cada unidade de distribuição, com seus horários de funcionamento.

Conforme Salerno, a iniciativa também visa diminuir a judicialização da saúde e mais de 180 municípios já alimentaram a plataforma online.

Ainda, foi realizada a assinatura do decreto que institui a Sistemática de Acompanhamento dos Convênios com os municípios, junto ao governo do Estado.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email