Na manhã desta segunda-feira uma comitiva visitou as dependências da nova escola que está sendo construída no Bairro Primavera, em Cruzeiro do Sul, a fim de acompanhar o andamento das obras.
A promotora de justiça Ana Emília Vilanova, a juíza da Vara de Execuções Criminais Angela Lucian e a juíza da Infância da Comarca de Lajeado Débora Gerhardt de Marque, foram recebidas pelo prefeito João Dullius, secretária da Educação Catia Dullius e os engenheiros da prefeitura, Carlos Persch e Luma Mallmann.
O responsável pela obra, que atua de forma voluntária, é o empresário Everton Corbellini, conhecido como Chaveirinho, que mostrou todas as dependências e fez um resumo do que está sendo feito e o que falta para a conclusão da escola, cuja inauguração está prevista para o dia 9 de novembro. A solenidade iniciará às 10h, com a presença de autoridades, voluntários e comunidade em geral. Após o ato de inauguração será servido um almoço a todos os interessados no salão do Grêmio Esportivo Primavera. O lucro também será revertido ao educandário.
A obra começou a ser construído após a enchente catastrófica de maio deste ano, que inviabilizou o uso de quatro educandários, nos bairros Passo de Estrela e Zwirtes. A nova escola denominada momentaneamente de Criança na Escola receberá, neste primeiro momento, estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Passo de Estrela e Antônio Domingos Cíceri Filho. Lembrando que o novo educandário foi todo construído pelo voluntariado, com aporte do poder público.
Conforme a Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, serão 14 salas de aula, com média de 40 metros quadrados, com capacidade para 25 alunos cada, mais os banheiros. Salvo os banheiros, as demais divisórias e paredes externas serão em madeira compensada dupla.
As madeiras e outros materiais que compõem as paredes são doados por uma união de voluntários. O Rotary clube de Cruzeiro do Sul também garantiu o repasse de R$ 100 mil para a construção de um playground, que deve estar pronto até a inauguração.