Nesta quarta-feira (27) foi realizada a primeira reunião da Comissão Organizadora da ExpoCruzeiro e Festa do Aipim, após a enchente catastrófica de maio.
O objetivo foi discutir a possibilidade de realização da 8ª edição da feira em 2025, uma vez que existe um projeto aprovado no valor de R$ 444 mil referente ao Programa Emergencial Rouanet RS, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) para fomentar a retomada de atividades culturais no estado após os impactos severos das chuvas e enchentes de 2024.
Com a aprovação, o valor repassado será financiado por patrocinadores parceiros da Lei Rouanet, com apoio de investidores estatais e privados, consolidando a importância do aipim como símbolo da tradição cultural local e promovendo uma programação diversificada com cinco dias de atividades culturais, artísticas e gastronômicas. Os valores do recurso já aprovado devem ser utilizados exclusivamente para esta finalidade, até o fim do próximo ano.
O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, destacou a importância do Programa Emergencial Rouanet RS. “Após a situação climática, o governo federal, em conjunto com a gestão estadual, está focado em reerguer a região. O programa reforça o papel essencial da cultura na sociedade, apoiando manifestações e estruturas culturais severamente prejudicadas. A ExpoCruzeiro e Festa do Aipim é um exemplo de como a cultura pode ressignificar um momento difícil e trazer esperança à população,” afirmou.
Todos concordaram que se trata de um momento delicado e que existem outras demandas na cidade. Porém, a comissão organizadora pretende atuar forte na questão da solidariedade, estudando uma forma de subsidiar tanto os ingressos para a feira como também estande, a fim de ajudar os expositores locais e regionais a se reerguerem e, ao mesmo tempo, oferecer um pouco de cultura e diversão para a comunidade. O projeto tem como objetivo não apenas enriquecer o cenário cultural da cidade, mas também gerar impacto econômico positivo, estimulando o turismo e beneficiando comerciantes e empreendedores locais.
A reunião também contou com a participação dos diretores da S3 Produtora que reafirmaram a parceria de outros eventos para que esta feira seja um marco na história de Cruzeiro do Sul neste pós-enchente, sendo ela voltada ao caráter social e também em fortalecer a união de toda a comunidade.
A Comissão Organizadora ainda irá alinhar com a nova Administração Municipal que assumirá em janeiro de 2025, os próximos passos para dar andamento ao projeto.