O Rio Grande do Sul e demais estados brasileiros começaram a aplicar nesta segunda-feira (4) as vacinas contra a gripe e o sarampo. Ambos imunizantes têm dose única e fornecimento gratuito. Na primeira etapa da campanha, haverá prioridade aos idosos e trabalhadores da saúde, repetindo a estratégia já adotada em edições anteriores.
O dia D para a aplicação destas doses será em 30 de abril, sábado, para os públicos de ambas etapas. Será no Posto do Centro, localizado na Rua Santa Catarina, ao lado do Hospital São Gabriel Arcanjo, das 8h às 17h. Ao se deslocar até a unidade de saúde para fazer a sua dose, a pessoa precisa apresentar a carteirinha de vacinação.
Conforme a Secretaria da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, esta primeira etapa se estende até o dia 3 de maio. Já a segunda etapa, para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, pessoas com comorbidades, professores, caminhoneiros e servidores da segurança pública, começa no dia 3 de maio e vai até 3 de junho. As aplicações ocorrem nas duas Unidades Básicas de Saúde do Centro.
Produzida pelo Instituto Butantan e fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra gripe tem fórmula segura e atualizada todos os anos, a fim de acompanhar mutações do vírus. Sua ação é trivalente, para proteger diferentes cepas (neste ano a H1N1 e H3N2, mais a tipo B).