Na semana que passou, dias 12 e 19 de julho, começou a chegar em Cruzeiro do Sul o material para a construção de casas, por meio de doação, do município de Pomerode-SC.
Conforme o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Claiton Miranda, foram recebidas centenas de peças de caibro para piso, sarrafos, madeira para parede, entre outros. Ainda falta chegar o material para o assoalho, telhado, sanitário, metais, componentes elétricos e hidráulicos. Ou seja, tudo para deixar a moradia pronta para o uso.
O material que está chegando neste momento do município de Pomerode, angariado com doações de diversos órgãos e empresas, é o suficiente para a construção de 20 casas em madeira com tamanho de 30 metros quadrados, composta por sala e cozinha conjugadas, banheiro e dois quartos. “Esse número de unidades habitacionais pode chegar as 200”, assinala o secretário.
Miranda acrescenta que o destino destes primeiros imóveis será a área rural, ou seja, famílias do interior que também perderam tudo na catástrofe do início de maio deste ano.
O secretário pontua ainda que, para começar a construção, é necessário que todo o material esteja posto no município. Além disso, o método construtivo também sendo definido pelos envolvidos.