Coleta seletiva será antecipada para quartas-feiras pela manhã

Atualmente o serviço era realizado na parte da tarde
Foto: Marcio Steiner

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio do Departamento de Meio Ambiente, informa que a coleta seletiva tradicionalmente realizadas as quartas-feiras a tarde será antecipada para o período da manhã. A mudança passa a valer a partir deste dia 12 de abril. Lembrando que o roteiro do recolhimento segue inalterado.

O pedido para a mudança de horário é da empresa responsável pela coleta, o que foi aceito pelo poder público. De acordo com o pedido, isso facilitará na logística do recolhimento. Assim, o restante do material – rejeito e orgânico – passa a ser carregado no mesmo dia na parte da tarde, o que até a última semana era feito pela manhã.

A coleta seletiva é voltada para o denominado lixo seco, ou seja, o reciclável: plástico (embalagens de produtos de higiene e limpeza, garrafas pet, tampinhas, copos, sacos e sacolas, canos e peças plásticas, brinquedos quebrados, embalagens metalizadas e isopor); vidro (garrafas, potes, copos, frascos e cacos de vidro); metal (latas de alumínio e de aço, tampinhas, panelas sem cabo, pregos, parafusos, objetos de cobre, aço, zinco e ferro); e papel (caixas, cadernos, revistas, jornais, papelão, embalagens tetra pack).

Lembrando que o resíduo orgânico é composto, entre outros, por materiais como: erva-mate; filtro e borra de café; saquinhos de chá; casca de ovo; restos de frutas, verduras e legumes; raízes; folhas; galhos; palha; serragem; cinzas; e restos de comida.

Quanto aos rejeitos, são, entre outros: chiclete; bitucas de cigarros; espuma; embalagens de papel com gordura; fitas adesivas; restos de tecidos velhos; fotografias; papel-carbono; espelho; louças; cotonetes; papel higiênico; fraldas e absorventes descartáveis.

Materiais entregues na repartição pública

Alguns materiais especiais/contaminantes podem ser entregues junto ao Departamento de Meio Ambiente. São eles: produtos eletrônicos; lâmpadas fluorescentes e de led; e óleo de cozinha. Já medicamentos podem ser entregues em farmácias ou na Secretaria da Saúde e Saneamento, mediante orientação da pasta.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email