Pessoas acamadas, internadas em clínicas geriátricas, casas de repouso ou que não possuem condições de locomoção até a Prefeitura de Cruzeiro do Sul podem solicitar a coleta de dados para a emissão da nova carteira de identidade diretamente em sua residência, ou onde estão hospedadas. Para isso, um familiar ou responsável deve apresentar a documentação necessária (certidão de nascimento ou casamento) na prefeitura e agendar a visita.
O responsável pela confecção do documento, Jairo Fonseca, realiza a visita domiciliar para colher as impressões digitais e assinatura do solicitante. Caso necessário, um profissional terceirizado também é enviado para a captura da foto 3×4.
A nova carteira de identidade tem validade de dez anos e pode ser acessada em formato digital. Além disso, é possível incluir informações adicionais, como número do título de eleitor, Cartão do SUS, CNH, carteira profissional, tipo sanguíneo e eventuais necessidades específicas mediante apresentação de laudo médico.
O serviço é gratuito para aqueles que estão emitindo a primeira identidade digital e para pessoas acima de 65 anos. Para os demais casos, a taxa é de R$ 95,03.
O prazo médio para que o documento fique pronto, aos que encaminham em Cruzeiro do Sul, é de 30 dias. O atendimento domiciliar é realizado sempre às sextas-feiras, mediante agendamento prévio. Já o atendimento presencial na Prefeitura ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.