Cerca de mil casas foram destruídas em Cruzeiro do Sul

Foto: Marcio Steiner

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul informa quais os produtos de maior necessidade aos desabrigados pela enchente, no momento: colchões, travesseiros, xampu, escova de dente, balde, pano de limpeza, rodo, vassoura, desodorante, sabão em pó ou liquido, feijão, arroz, azeite, macarrão, botas e luvas de borracha, sacolas plásticas e roupas íntimas. Os locais para entrega de doações são:

Água, cestas básicas e demais alimentos não perecíveis, ração e produtos de higiene e limpeza, podem ser entregues no GREU, no Centro.

Roupas íntimas, cobertores, travesseiros e roupas de cama, no Salão da comunidade católica, no Centro.

Marmitas e sanduíches devem ser entregues no Salão da comunidade católica, para evitar desperdícios.

Móveis, colchões e volumosos, na Sociedade São Rafael.

Abrigos

Conforme a Secretaria de Assistência Social 5.499 pessoas ficaram desalojadas, o que representa 45% da população estimada em 12.295 habitantes. Inicialmente havia 880 pessoas em abrigos provisórios. Porém, muitos acabaram indo para a casa de amigos e familiares, restando hoje (10) um total de 581 pessoas nos abrigos instalados no ginásio do Centro:100; Maravalha:70; Olaria Hallmann: 06; Linha Sitio: 25; XV de Novembro: 90 e CTG Pagos, de São Rafael:67, além de 219 pessoas que estão em casas de amigos e familiares, no Passo de Estrela e outras 10 em clinicas. A estimativa é de que cerca de mil casas tenham sido destruídas, especialmente no Passo de Estrela, Zwirtes, Glucostark, Bom Fim e São Miguel.

Pontes

Foram totalmente destruídas, três pontes: de Linha nova, próximo a Olaria; da localidade de Passo Fundo e de Sampaio, próximo ao Salão Quinot. Além disso, muitas estradas do interior ficaram praticamente intransitáveis, exigindo a utilização de toda a frota do município para sua recuperação.

Saúde

O Posto do Centro e a farmácia básica, localizados na rua Santa Catarina, 295, estarão de plantão neste sábado e domingo, dias 11 e 12, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Procedimentos eletivos, consultas e exames estão suspensos. A prioridades é para gestantes, consultas de urgência e emergência e renovação de receitas. Também existe uma equipe itinerante visitando todos os abrigos e a comunidade do Passo de Estrela, nas casas onde existem pessoas abrigadas.

Aulas

Na quarta-feira (8) foram retomadas as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Doce de Infância, do Bairro Rosa, e Novos Caminhos, do Bairro São Rafael. Atualmente o município está buscando um novo espaço para atender os alunos das demais Emeis. Já no Ensino Fundamental, as Emefs Anita Garibaldi, 25 de Julho e São Felipe tem o retorno as atividades na segunda-feira, dia 13, em função da dificuldade de transporte. As escolas dos Bairros Passo de Estrela, Zwirtes e Glucostark foram parcialmente destruídas pelas enchentes e não tem uma data ainda para retornar.

Energia e água

A energia elétrica foi reestabelecida no Centro e alguns Bairros. Porém, toda a região que recebia energia da rede que passava pelo Bairro Glucostark está desabastecida pois os postes foram arrancados pela enchente. Devido a falta de água, a Corsan pretende perfurar de cinco a sete poços, conforme a vazão obtida. Entre os locais está a praça central, o Loteamento Popular e Bairro Rosa, Glucostark e Morro. Também foi disponibilizado um contêiner de 70 mil litros para o abastecimento de baldes e galões. As operadoras de telefonia móvel estão funcionando com oscilações e a internet móvel é bem precária.

Vitimas

Atualmente foram confirmados 9 mortos e 18 desaparecidos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santa Maria chegou hoje e com o auxilio de cães farejadores, fará buscas superficiais em meio aos escombros, nas regiões de São Miguel, Santarém, Lotes e Desterro.

O telefone de contato da Defesa Civil é (51) 98184 7952. Caso a pessoa não consiga ligação deverá enviar whatsapp que sua demanda será encaminhada.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email