A Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul alerta quanto a importância da vacinação contra a gripe. Nos últimos dias a pasta conseguiu detectar a presença de diversos casos de Influenza A. O município não realiza testes rápidos para essa doença, contudo recebe informações através do Hospital da cidade e do laboratório particular que faz exames para as pessoas que procuram pelo serviço.
Diante dos dados, que preocupam, a Secretaria reforça o pedido para que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário procurem os postos para a aplicação da dose. Até esta quarta-feira, dia 24 de abril, havia sido alcançado 27,3% do público-alvo. Do total vacinado, 22,11% são crianças; 12,46% são gestantes e 29% idosos. A meta é vacinar 5.051 pessoas.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe se estende até o dia 31 de maio, para os grupos prioritários. As doses são aplicadas nas duas unidades de saúde. No Posto Cleto Johner, localizado na Rua Santa Catarina, ao lado do hospital, o atendimento é das 8h às 11h45 e das 13h às 16h. Já no posto Doutor Pereira, na Rua Visconde do Rio Branco, o atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
No momento da vacina é necessário que o munícipe apresente o seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documento de identidade, pois o registro será nominal, assim como, é imprescindível trazer a carteira de vacinação.
Grupo prioritário
O grupo prioritário para vacinação inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias do pós-parto); professores; indígenas; idosos acima de 60 anos; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas, mediante comprovação; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores dos transportes coletivos, mediante comprovação; e população privada de liberdade.