Casal é exemplo no reaproveitamento da água da chuva

“Apesar da seca, não tivemos problemas com falta de água”, conta Valdir Kich
Foto: Marcio Steiner | Mallmann com Valdir e Dulce Kich

Há cerca de 20 anos o casal Valdir e Dulce Kich, residentes na localidade de Bom Fim, em Cruzeiro do Sul, resolveu começar a acumular a água da chuva que escorria pelos telhados de dois galpões e da casa em que vivem. Na última semana, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann, visitou a propriedade.

Valdir revela que a água nunca chegou a faltar em sua propriedade. Atualmente com os reservatórios existentes, o casal, que mora sozinho na propriedade, consegue acumular em torno de 21 mil litros de água. “Apesar da seca, não tivemos problemas com a falta de água. Em poucos minutos de chuva nossos reservatórios voltam a estar cheios”, conta Valdir. Para colher a água, o casal instalou em torno de 30 metros de calhas, num sistema considerado simples e eficaz. Além disso, com a devida orientação eles providenciam o tratamento nos reservatórios. “Só não tomamos. Para isso compramos a mineral. Mas para o resto, usamos ela em tudo”, salienta Dulce. A família também possui água fornecida pela Corsan, mas praticamente não é utilizada.

Aos 74 anos, Valdir assinala que há muito tempo o homem deveria estar atento à necessidade de guardar a água da chuva, não somente pensar em retirar do subsolo. “Se fosse preciso, nós viveríamos tranquilamente apenas com a água que conseguimos acumular”, garante Valdir, que também usa na irrigação das flores, hortaliças e outras plantas da propriedade. “Aqui cuidamos muito da natureza”, finaliza Dulce.

Governo enviará cisternas ao município

Conforme o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, José Paulo Mallmann, o município de Cruzeiro do Sul será contemplado por meio do Governo do Estado, com duas cisternas, através do Programa Avançar. Serão estruturas com capacidade de 30 mil litros cada. Mallmann explica que a parte técnica e o estudo que irá indicar as propriedades a serem contempladas com os projetos será feito pela equipe da Emater-RS/Ascar.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email