Boletos do IPTU e alvarás de Cruzeiro do Sul já estão disponíveis no site ou via whatsapp da prefeitura

Imóveis destruídos pela enchente terão isenção em 2025
Foto: Marcio Steiner

A secretária de Administração de Cruzeiro do Sul, Camila Scheibel, destaca que muitas pessoas estão procurando a prefeitura em busca de informações sobre o IPTU e alvarás, cujas guias já estão disponíveis pelo site ou whatsapp da prefeitura. “Devido às isenções e à necessidade de ajustes no sistema, não teremos tempo hábil neste ano para gerar os boletos e entregá-los fisicamente”, explicou a secretária.

Para tirar os boletos pelo site da prefeitura, basta acessar ESTE LINK e ir na aba consulta de débitos para digitar o CPF ou CNPJ. No caso do IPTU, é necessário marcar a opção para pagamento em cota ou parcelamento, sendo que, em ambos os casos o primeiro vencimento ocorre dia 10 de março. Também é possível solicitar o boleto através do whatsapp (51) 98040 4164 ou pelo e-mail tributos@cruzeiro.rs.gov.br.

O contribuinte poderá parcelar o imposto em até seis vezes, mediante solicitação no setor de tributação, ou garantir um desconto de 5% para pagamento à vista e mais 10% para quem não tiver nenhum outro débito com o município. Com a inserção do QR Code no carnê, o pagamento pode ser feito via PIX, com uso de qualquer aplicativo bancário.

Isenções

Em dezembro de 2024, o Poder Legislativo de Cruzeiro do Sul aprovou o Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo, que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2025 aos imóveis atingidos pela enchente de 2024.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração e Finanças e o Setor de Tributação, aproximadamente 500 imóveis serão beneficiados com a isenção total do imposto neste exercício. Outros cerca de mil imóveis, que também foram atingidos, mas já voltaram a ser habitados, terão como única cobrança a taxa referente ao recolhimento de lixo.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email