No último sábado (9), foi realizada a solenidade de inauguração oficial da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora de Fátima. O nome foi escolhido na sexta (8) em comum acordo entre voluntários, Poder Executivo e Legislativo, em homenagem a santa, cuja estátua, localizada no Passo de Estrela, foi a única que resistiu a enchente, demonstrando o poder da fé para o recomeço.
A solenidade contou com a apresentação de um grupo de alunos que foram atingidos pela enchente e que serão atendidos nesta escola, além de pronunciamentos de voluntários que atuaram na obra, da juiza da vara da infância de Lajeado Débora Gerhardt de Marque e do prefeito João Dullius. Todos emocionados e destacando a importância dos voluntários e o símbolo de superação para as crianças, que serão atendidas nesta escola.
A escola, localizada no Bairro Primavera, começou a ser construída após a enchente catastrófica de maio deste ano, que inviabilizou o uso quatro educandários, nos bairros Passo de Estrela e Zwirtes.
São 14 salas de aula, com média de 40 metros quadrados, com capacidade para 25 alunos cada, sendo as divisórias e paredes externas em madeira compensada dupla. Lembrando que a escola foi toda construída pelo voluntariado, com aporte do poder público.
Aulas
A ideia era começar as aulas nesta segunda (11), porém, falta ainda a instalação de um balcão com pia e torneira para a higienização da louça do refeitório, o que deve ocorrer esta semana, possibilitando o início das aulas na próxima segunda (18).
O novo educandário receberá, neste primeiro momento, 110 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Passo de Estrela e Antônio Domingos Cíceri Filho. A diretora será Cíntia Wiebelling Müller.