Os temporais que atingiram a região dos vales na última segunda-feira (15) ainda deixou alguns moradores de Cruzeiro do Sul, na localidade de Linha 25 de julho, sem energia elétrica e sem abastecimento de água até o início da tarde desta quarta-feira (17).
A falta de energia era registrada desde a noite da segunda-feira (15) após o temporal, enquanto a falta de água iniciou na terça-feira (16).
O principal problema era num poste com transformador que estava com fios soltos e ficou pendido após os ventos do temporal. Cerca de 20 famílias e uma escola foram atingidos. Neste poste é ligada uma bomba de captação de água que abastece as residências e a Emef 25 de Julho.
Segundo o morador Luis Fernando Klein, vários contatos foram realizados com a RGE entre segunda-feira à noite e a manhã desta quarta-feira e nenhuma resposta havia sido repassada. Registros foram feitos também por mensagens.
A merendeira da Emef 25 de Julho, Rejane Maria Lopes, também contatou a reportagem da Rádio Independente para reclamar da demora do atendimento por parte da RGE na solução do problema na linha 25 de julho.
No início da tarde desta quarta-feira (17) o concerto aconteceu e a rede de energia elétrica e consequentemente a rede água foram restabelecidas.
Além de residências e a escola, muitos chiqueiros e aviários também ficaram sem energia até esta quarta-feira. Alguns agricultores que estavam sem luz e sem água por consequência, além da dificuldade de armazenamento de alimentos dentro de suas residências, enfrentam também problemas para a produção e distribuição de alimentos para os animais.
Texto/Fonte: Marcelo Cardoso/Rádio Independente