Alunos da Escola São Rafael visitam gabinete do Poder Executivo Municipal

Destino do lixo esteve entre as questões levantadas pelos jovens
Fotos: Marcio Steiner/Carine Ely

Nesta quarta-feira, dia 24 de maio, alunos do 4º e 5º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael, do Bairro São Rafael, realizaram uma visita ao gabinete do Poder Executivo de Cruzeiro do Sul.

Os 12 estudantes e duas professoras foram recebidos pelo vice-prefeito João Celso Führ, o Monga. Num primeiro momento os alunos puderam tirar dúvidas e esclarecer curiosidades a respeito do papel do prefeito e do vice, entre outras que dizem respeito ao poder público municipal. Monga falou a respeito do secretariado e das demandas que cabem a cada pasta.

Entre as perguntas feitas pelos jovens estudantes esteve: “Como se consegue ser prefeito?”. O vice esclareceu que depende da idoneidade do munícipe e da vontade popular em eleger determinada pessoa como sua representante dentro da prefeitura, a qual tomará decisões para atender da melhor maneira possível as demandas da população.

Os estudantes também informaram que o educandário fará uma amostra científica e que dentro os trabalhos a serem apresentados está uma pesquisa feita a respeito da coleta de lixo. Assim, o grupo questionou o vice-prefeito quanto ao funcionamento da coleta; a frequência com que o caminhão passa para fazer o recolhimento, especialmente na sua localidade de arredores; qual destino deste material; foi sugerida a criação, no município, de um projeto de coleta de material reciclável; a implantação de um biodigestor para aproveitar o gás que é produzido pelo lixo orgânico; entre outros.

Führ parabenizou a pesquisa e as sugestões apresentadas por professores e estudantes e fez uma breve explanação de como funciona o recolhimento e a destinação do material inservível que sai das casas das famílias cruzeirenses. Frisou a importância de cada família ter cuidado com o que é colocado dentro da lixeira, para evitar especialmente danos no veículo de coleta. Disse ainda que a demanda em Cruzeiro do Sul é grande e que está sendo montado um novo cronograma de recolhimento, o qual será posteriormente divulgado para a comunidade. Aproveitando o momento, o vice também destacou aos jovens o destino de galhos e demais resíduos gerados em podas. Ele explicou que este está sendo armazenado para posteriormente ser reaproveitado como adubo natural em locais públicos.

Por último, o educandário e o representante da Administração Municipal também debateram a respeito do autismo e os caminhos que estão sendo traçados para abordar e atender da melhor maneira as pessoas com o espectro.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email