Alunos, com suas famílias, constroem casinhas alusivas a conto infantil

Fotos: Emei Novos Caminhos

Acreditando que é por meio do manuseio e da interação com livros infantis desde bem pequenas que as crianças sentirão o prazer em ler e escutar histórias, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Novos Caminhos, localizada no Bairro São Rafael, realiza diversas situações pedagógicas em todas as turmas do educandário visando promover o contato das crianças com boas histórias.

As professoras Carla Josiele Weber e Francini Beatriz Steffens, da turma do Maternal A2, observaram que os clássicos infantis encantam as crianças, despertando o prazer de escutar histórias. O personagem preferido da turma é o lobo mau, da história “Os Três Porquinhos”, que mexe com o imaginário infantil, provocando reações e sentimentos diversos.

A partir desse crescente encantamento com a história, as professoras desenvolveram uma proposta pedagógica para envolver também as famílias: elas escolherem uma das casinhas apresentadas na história (palha, madeira ou tijolos) e confeccionarem com os filhos. Depois disso, foi organizada uma exposição para que a comunidade pudesse apreciar as casinhas confeccionadas pelas famílias.

“Todo mundo que entrava na escola ficava encantado com a beleza das casinhas, elogiando a dedicação e a criatividade das famílias, as quais estão de parabéns!”, relata a professora Carla.

Conforme a diretora, Patrícia Piassini Machado, momentos assim, de família reunida e parceria entre família e escola, são importantes, pois além de maravilhadas com o resultado das casinhas, as crianças sentiram-se valorizadas ao contar com a participação e dedicação da sua família em tarefas escolares.

Concomitantemente, a turma do MA2 também está desenvolvendo o Projeto “Sacola da Leitura”, em que a cada final de semana uma criança leva uma sacola de livros para passear na sua casa e faz o registro dessa visita por meio de escrita, desenho e/ou fotos. “Esta é mais uma ação pedagógica que via promover o contato das crianças com boas histórias, além de fortalecer cada vez mais o vínculo familiar por meio desses ricos momentos de leitura em família, e ainda se constituir como uma forma de aprender a cuidar dos livros e ter responsabilidade com o material de terceiros”, conclui da diretora.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email