Agricultores participam de curso de boas práticas agrícolas na aplicação de defensivos

Fotos: Emater-RS/Ascar

A Emater/RS-Ascar realizou na quarta e na quinta-feira (19 e 20 de outubro) o curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. Participaram produtores de Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul, Arroio do Meio e Capitão.

Parte do Projeto Inspeciona/RS da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Governo do Estado, a ação visa a reduzir os riscos de contaminação humana e ambiental que envolve esse tipo de operação agrícola, bem como reduzir os custos para os produtores no que diz respeito ao uso de herbicidas hormonais.

O curso, ministrado pelos engenheiros agrônomos da Emater/RS-ASCAR, Guilherme Miritz e Fabio Ballerini, contou com atividades teóricas e práticas, tendo como temas o uso correto e seguro de agrotóxicos, tecnologias de aplicação, manutenção, regulagem e calibração de pulverizadores. “Na capacitação busca-se apresentar os pontos necessários a uma aplicação de defensivos com qualidade para efetivar o controle de pragas, doenças e plantas daninhas sem descuidar das preocupações com a saúde do operador e dos cuidados com o meio ambiente”, salienta Miritz.

Miritz explica que o objetivo é qualificar os produtores para todas as etapas que envolvem a aplicação, incluindo aí o que diz a Instrução Normativa nº 42/2021 que trata do tema e que entraria em vigor em setembro/2022, sendo prorrogado para janeiro/2026. O documento prevê que o aplicador esteja cadastrado no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais junto à SEAPDR, sendo também necessária a realização de curso de boas práticas agrícolas em aplicação de agrotóxicos para esta efetivação.

Em Cruzeiro do Sul a produção de grãos é amplamente difundida e utiliza de variadas técnicas. Além dos grãos, há o cultivo de hortaliças, aipim, frutíferas e outras culturas que na sua maioria são suscetíveis aos produtos “hormonais”, sendo assim os efeitos da pulverização realizada de forma incorreta ou menos sustentável também é uma das intenções da atividade”, ressaltam o extensionistas.

No Estado, a Emater, no período de 2019 até esse último mês, realizou um número próximo de 300 cursos e capacitados pouco mais de 8 mil aplicadores. A atividade contou com o apoio da agência local do Sicredi, da Prefeitura, Câmara de Vereadores e agricultor Eduardo Backes (Dudu) que cedeu o espaço para a parte prática do curso.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email