Abertura das comportas da barragem permitiu melhor análise no Rio Taquari

Foto: Gabriela Hautrive/Rádio Independente

Margens danificadas, entulhos e lixos na orla do Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela. Um rastro de destruição que duas enchentes catastróficas deixaram na região. Isso foi possível de ver com o nível do rio mais baixo por conta da abertura das comportas da Barragem Eclusa, entre Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, na tarde de quarta-feira (20). As comportas serão fechadas novamente no sábado (23).

Na manhã desta quinta-feira (21), uma vistoria foi feita no local, quando o nível chegou em 11,98 metros, sendo 1 metro e dois centímetros a menos que o nível normal no Porto de Estrela, que é de 13 metros. O percurso saiu do Porto dos Bruder, no Centro de Lajeado, indo até o Bairro Conservas, em direção a Cruzeiro do Sul, e pelo outro lado, foi até a altura da Rua Bento Rosa, no Bairro Carneiros, em direção a Arroio do Meio.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, após a análise, já é possível ter ideia de algumas iniciativas a serem tomadas, como a recuperação da mata ciliar.

Outra possibilidade de ação é antecipação de limpeza do rio através do Viva o Taquari-Antas Vivo. A ação acontece em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV), e está prevista para o dia 23 março de 2024.

A próxima reunião da comissão organizadora do Viva o Taquari-Antas Vivo está agendada para o dia 23 de janeiro de forma virtual. Representantes de municípios, empresas e organizações interessadas em participar da 17ª edição podem fazer contato pelo e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br ou fone (51) 3011-6900.

Fonte: Rádio Independente

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email