A recomendação médica que virou coleção de medalhas

Silvana Teresinha Schossler, a Nica, entrou nas competições em 2023
Foto: Marcio Steiner | Nica exibe algumas das medalhas que conquistou

Aos 60 anos de idade, a cruzeirense Silvana Teresinha Schossler, mais conhecida como Nica, está surpreendendo no atletismo e num curto período já coleciona uma série de medalhas.

A moradora da localidade de São Rafael conta que não tinha tido uma relação direta com a prática de esportes, quando há cerca de seis anos, após uma recomendação médica, decidiu iniciar alguma atividade.

Diante disso, dentre outras alternativas, iniciou com caminhadas junto ao campo de futebol na Sociedade Recreativa e Esportiva São Rafael. “Nos primeiros dias, depois de poucas voltas ao redor do gramado, já estava cansada. Mas não desisti”, reflete. Com o passar do tempo a cruzeirense passou a mesclar a caminhada diária com trechos de corrida. “Depois algum tempo a caminhada não tinha mais graça e passei a correr”, revela. Há cerca de dois anos a caminhada é somente de sua casa até o campo, distante cerca de um quilômetro. Quando pisa no gramado, Nica corre em média 13 voltas ao redor das quatro linhas, o que corresponde a cerca de três quilômetros.

Nica revela que sua qualidade de vida aumentou muito depois que iniciou com sua atividade física. “Além de ganho de energia, perdi 13 kg de peso corporal. Ainda, isso me garante um relaxamento mental, pois sou dona de casa e cuidadora da minha mãe de 88 anos de idade, que é totalmente nossa dependente”, conta. Quando tira o seu tempo diário para correr, Nica tem o apoio do marido, Paulo José Schossler, o Paulinho, que fica cuidando da sogra.

Silvana é muito incentivada pela filha Daniela e o genro Gustavo, que da mesma forma praticam a corrida. “A outra filha, Débora, também está sempre me incentivando”, frisa. Foi graças a filha e ao genro que Nica, em março deste ano, começou a participar de competições. “Eles me inscreveram e levaram no Circuito dos Vales”, revela. A atleta foi inscrita na categoria entre 59 e 64 anos de idade, com um circuito de três quilômetros. A primeira etapa foi Arroio do Meio, quando ficou na terceira colocação. Depois disso, participou de mais três etapas, em Estrela, Lajeado e Travesseiro, conquistando a primeira colocação em todas. “Venho baixando meu tempo. Na última fiz minha melhor marca, de 15 minutos e 8 segundos. A minha principal adversária acha até que tenho treinador”, brinca. A última etapa do circuito está agendada para o mês de novembro, em Teutônia, quando Nica poderá garantir a primeira colocação geral.

Além do Circuito dos Vales, a cruzeirense participou de outras competições, contudo, revela que a premiação não é o mais importante. “É muito legal ganhar, até mesmo chegar na frente de atletas mais jovens, mas o principal é conseguir completar as provas e o retorno que o esporte traz para a vida”, reflete.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email