As sondagens da Ponte dos Vales, estrutura que conectará Estrela e Cruzeiro do Sul sobre o Rio Taquari, avançam nesta segunda-feira (8), marcando o início efetivo dos trabalhos de campo. A obra, uma das mais aguardadas da região, prevê uma ponte de 3,1 quilômetros e é financiada pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
O início das atividades ocorre três dias após a publicação do contrato no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (5), que formalizou a contratação do Consórcio Novo Vale, formado pelas empresas Construtora Cidade, Traçado Construções e Serviços e Sultepa. A ordem de início deve ser emitida nos próximos dias, e a previsão é de que a fase principal das obras comece em março.
Segundo apurado, os estudos de sondagem ocorrem somente em locais com acesso autorizado e estão concentrados exclusivamente em área de campo limpo, mediante autorização do proprietário.
O processo de sondagem deve durar entre 30 e 45 dias, etapa considerada fundamental para definir o tipo de fundação da ponte. Nessa fase, são avaliados a profundidade, a resistência e o tipo de solo, informações essenciais para determinar o dimensionamento estrutural da obra.
A previsão é de que o projeto esteja concluído até o final de fevereiro. Com a conclusão técnica e a assinatura da ordem de início, o consórcio poderá mobilizar equipes e maquinário para o início da construção.
O investimento total na Ponte dos Vales será de R$ 288.579.514,47, valor R$ 70,1 milhões abaixo do estimado inicialmente pelo Estado. O prazo de entrega foi antecipado para maio de 2027 para garantir o uso integral dos recursos do Funrigs, já que o governo estadual retomará o pagamento da dívida com a União em 18 meses.
Fonte: Rádio Independente


