Nas últimas semanas a Emater/RS-Ascar de Cruzeiro do Sul recebeu apoio de técnico da área social e agropecuária das regiões de Passo Fundo e Ijuí. O apoio se fez necessário devido à demanda de trabalho, com a situação de calamidade decretada no município, na busca por informações, encaminhamentos e acesso às políticas públicas e serviços.
Os técnicos da área agropecuária, apoiaram os extensionistas do município na elaboração de projetos de crédito via Pronaf em parceria com os agentes bancários, Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e sua renovação, interpretação e recomendação de análises de solos, orientando às famílias para que possam investir na produção e infraestrutura das propriedades rurais.
Foram realizadas ações em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, Secretaria da Saúde e Saneamento, através das agentes de Saúde como: oficinas nos abrigos com as famílias atingidas pela enchente (CTG São Rafael, Esporte Clube XV de Novembro e Ginásio no centro), onde foram elaboradas receitas à base de plantas medicinais como xaropes para tosse, “balas/cristais” de gengibre, pomadas de uso múltiplo.
No grupo de mulheres da comunidade da Maravalha, com famílias atingidas pela cheia, foram elaboradas receitas à base de plantas medicinais e também suco de laranja pasteurizado, aproveitando o fruto disponível nesta época.
Na Linha 22 de Novembro foram preparadas mais receitas à base de laranja e bergamota, como o suco pasteurizado, bolo e cri-cri de laranja. No Clube de Mães da Cascata foram preparadas receitas sem glúten, por demanda do grupo, como um nhoque de batata e farinha de arroz, pão de liquidificador e bolo.
A Emater presta apoio na entrega de doações recebidas através de campanhas em parceria com entidades e Defesa Civil, principalmente para às famílias rurais que tem dificuldade de acesso ou que de alguma forma não estão sendo contempladas.
Na região, os funcionários da entidade estão organizando campanhas para apoiar o município, com doações de itens de lã para crianças e idosos, sabão e bolachas caseiros, roupas de cama e banho, utensílios de cozinhas e apoio financeiro, sendo estas ações vindas de grupos organizados de mulheres, clubes de mães, artesãs e comunidades rurais, civis e religiosas, demonstrando o espírito de solidariedade e força coletiva em favor das famílias de agricultores atingidas pelo desastre. Destaca-se que estas doações são de agricultores para agricultores, que se identificam nas necessidades e realidade do dia a dia.
A Emater está apoiando nas inscrições e encaminhamento das famílias que estão aptas a receberem as casas do “Programa Casas de Pomerode” da área rural, com apoio do Comitê Gestor da Habitação Rural formado por várias entidades. O Programa é de responsabilidade do município e a Emater é parceira neste projeto, procurando proporcionar condições de moradia às famílias atingidas pela enchente, e que não têm mais condições de morar em suas “antigas” casas, que foram destruídas ou não são habitáveis.
A Emater de Cruzeiro do Sul comunica aos interessados sobre a campanha para aquisição de mudas que já acontece todos os anos.
Estão abertas as inscrições para aquisição de mudas de batata-doce, eucalipto, cana-de-açúcar, pastagens, florestais e nativas.
As mudas são provenientes do viveiro da Afubra, geneticamente melhoradas, sendo uma forma de ampliar a produção para subsistência e diversidade de plantas na propriedade.
As mudas deverão ser encomendadas até dia 30 de julho, no escritório municipal.