Na quinta-feira, dia 12 de dezembro, o ginásio municipal de Esportes Orlando Eckert, de Cruzeiro do Sul, foi mais uma vez palco de ato solene de Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A organização foi do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO VT) e do Comando do Pelotão de Cruzeiro do Sul.
Entre as autoridades presentes estiveram o representante do comando do 22º BPM Lajeado, capitão Izaque Borguetti; comandante do Pelotão de Cruzeiro do Sul, tenente Cláudia Suzana de Oliveira Moura; o prefeito João Henrique Dullius; a presidente do Poder Legislativo Municipal, Vanessa de Jesus; a secretária da Educação, Cultura e Esportes, Catia Dullius; e a presidente do Rotary Club de Cruzeiro do Sul, Jaqueline Kerber.
Foram dez encontros realizados pelo instrutor soldado Lucas Conrad de Souza, que trataram sobre noções de cidadania, respeito e responsabilidade, bullying, riscos e consequências e como lidar com situações de tensão.
A ênfase do Proerd está em auxiliar os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro ou outras drogas. O Programa oferece estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, escola e comunidade, que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens. Esta estratégia se concentra no desenvolvimento da competência social, habilidades de comunicação, autoestima, empatia, tomada de decisões, resolução de conflitos, objetivo de vida e independência.
O Proerd é fundamentado na ação conjunta entre o Policial Militar, a Escola, a família e a comunidade, o que nos permite afirmar que ele não é apenas um programa exclusivo da Brigada Militar ou das Escolas, mas sim da sociedade.
Neste ano o Proerd foi desenvolvido em Cruzeiro do Sul em cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs): Jacob Sehn; Anita Garibaldi; São Felipe; 25 de Julho; e Nossa Senhora de Fátima, que antes eram alunos das escolas Passo de Estrela e Antônio Domingos Cíceri Filho. Assim foram atingidos 100% dos alunos do 5º ano do município, totalizando 105 estudantes da rede municipal.
Foi destacada a importância da parceria com os poderes Executivo e Legislativo municipal, que através de projeto que foi pioneiro no Vale Taquari, aprovou a Lei 1854-01/2021, que instituiu Proerd como política pública.