A Vigilância Sanitária, ligada a Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul, está fortalecendo suas ações com o reforço na equipe técnica, que agora conta com três profissionais: o fiscal Adilson Leite Mallmann, o médico veterinário Ramon Corbellini e a nutricionista Joice Johann Bordignon. Com a equipe ampliada, as inspeções sanitárias estão sendo intensificadas, atendendo à demanda atual e buscando resolver pendências acumuladas devido ao número reduzido de profissionais anteriormente.
No dia 23 de abril, por exemplo, o grupo realizou uma inspeção em uma indústria de alimentos, refletindo o novo ritmo de trabalho. Além das inspeções de rotina, a equipe está empenhada em ações de busca ativa, visitando empresas que ainda não renovaram seus alvarás, e no atendimento a denúncias protocoladas no órgão.
A prioridade é, num primeiro momento, orientar os estabelecimentos para que possam regularizar eventuais inconformidades, de acordo com o que prevê a legislação vigente. Para esclarecimentos e orientações sobre a regularização física e burocrática dos empreendimentos, os profissionais estão à disposição na sede ou pelo telefone WhatsApp (51) 99780-4001.
Como parte das ações de melhoria contínua, está sendo planejada uma capacitação voltada às boas práticas de fabricação de alimentos, inicialmente para estabelecimentos do setor alimentício e, posteriormente, para outras áreas.
Os fiscais que visitam os estabelecimentos estão devidamente identificados com crachá e colete, garantindo segurança e transparência no atendimento.
A Vigilância Sanitária agora atende em novo endereço: Rua Visconde do Rio Branco, número 419, ao lado do Detran, nas dependências da Secretaria Municipal da Saúde e Saneamento.