O Vale do Taquari está na expectativa de que o Governo do Estado autorize a execução do projeto de construção de uma nova ponte sobre o Rio Taquari. O plano foi entregue no mês passado pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) ao governo e ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A proposta é que a obra seja custeada com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Após ser protocolado, o projeto segue para análise do Conselho Consultivo do Funrigs, composto por entidades, consórcios, universidades, sindicatos, associações e representantes do Governo do Estado. Esse conselho é responsável por avaliar a viabilidade e aprovar ou não a execução da obra. Entre os objetivos prioritários do Funrigs estão: restabelecer, recuperar, reconstruir e viabilizar alternativas para a infraestrutura logística e de mobilidade urbana e rural.
A nova ponte está prevista para ser construída entre a ERS-130, em Cruzeiro do Sul, e a ERS-129, em Estrela. O projeto prevê uma estrutura com 1.260 metros de extensão, além da elevação da estrada nos dois acessos, totalizando 3.120 metros. O custo estimado da obra ultrapassa R$ 200 milhões. O documento foi assinado por diversas entidades da região: Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) e Bacia Taquari.
Fonte: Rádio Independente