Três consórcios estão habilitados a seguir na concorrência para construir a Ponte dos Vales, entre Estrela e Cruzeiro do Sul. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS) fez a publicação em seu site nesta segunda-feira (20). Dos 11 consórcios ou empresas que se inscreveram para realizar o serviço, oito acabaram inabilitados.
Prosseguem na disputa da concorrência para a construção da Ponte dos Vales três consórcios de empresas: Consórcio Ponte Taquari, formado pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Ltda.; Consórcio Novo Vale, composto pela Construtora Cidade Ltda., Traçado Construções e Serviços Ltda. e Sultepa Construções e Comércio Ltda.; e o Consórcio Ponte do Rio Taquari, formado por Paulitec Construções Ltda. e DP Barros Pavimentação e Construção Ltda.
Nessa primeira fase, as empresas precisaram apresentar documentação de qualificação física, técnico-profissional e técnico-operacional; comprovação de experiência em obras de natureza e complexidade similares, concluídas nos últimos cinco anos; além de documentação sobre a sua saúde financeira. Agora, os três consórcios que receberam o convite para o envio das propostas têm cinco dias, a contar desta terça-feira (21).
Posteriormente, será feita a análise e escolhida a proposta vencedora, com avaliação de toda a documentação para, então, ocorrer a assinatura do contrato. O Daer não informa a data limite para a definição do vencedor e a posterior contratação na modalidade de dispensa de licitação, sem disputa eletrônica.
Sobre a ponte
A ponte será construída dois metros acima da última enchente — ou seja, na cota de 35,6 metros do Rio Taquari — entre a ERS-130, no Bairro Zwirtes, em Cruzeiro do Sul, e a Transantarita, pelo Bairro Chacrinha, em Estrela. O investimento estimado é de R$ 358 milhões, segundo o Governo do Estado.
O projeto foi apresentado ao Estado em abril, com prazo de execução estimado em 18 meses. No dia 17 de setembro, o governador Eduardo Leite anunciou a construção da estrutura que terá 1.260 metros de extensão, além da elevação da estrada nos dois acessos, totalizando 3.120 metros de infraestrutura viária. A intenção do governo é que a contratação da empresa ocorra até dezembro e que a obra seja iniciada nos primeiros dias de 2026.
Fonte: Rádio Independente


