A passagem de um tornado na tarde desta sexta-feira (7) deixou cinco mortos e mais de 430 feridos no estado do Paraná, sendo quatro em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava, segundo a Defesa Civil.
Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 80% da cidade ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.
Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba. As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda.
Ambulâncias foram enviadas para a região. Segundo o secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, aeronaves também vão auxiliar no resgate.
A tempestade que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi causada por um tornado formado dentro de uma supercélula, segundo o Simepar. O tornado foi classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Técnicos avaliam se pontos do município tiveram rajadas acima de 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
O governo informou que estragos também foram registrados em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava.
O Rotary Club de Cruzeiro do Sul divulga uma forma de ajudar a região afetada. Por meio de uma chave pix do Rotary Club de Laranjeiras do Sul (imagem abaixo) é possível fazer doações espontâneas. Ao longo desta semana deve ser lançada uma campanha específica.



