A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes (Smece) de Cruzeiro do Sul promoveu, nesta segunda-feira (21), uma importante formação para os professores do ensino fundamental e educação infantil. O encontro, realizado no salão comunitário do Bairro Glucostark, teve como principal objetivo o aprimoramento das práticas pedagógicas e o fortalecimento da saúde mental dos docentes.
As atividades foram conduzidas pela secretária Roselene Marmitt, a Nina, e pela psicopedagoga e terapeuta Ana Beatriz Reckziegel Marques. Segundo Ana, o tema central foi a “saúde mental do professor neste novo milênio”, contextualizando sobre o impacto das inteligências artificiais na educação e a importância de preservar o “ser humano ” na formação de novas gerações. A palestrante ressaltou o papel crucial da escola em uma sociedade em constante mudança, onde a criança passa cada vez mais tempo no ambiente escolar, e a necessidade de uma formação não apenas cognitiva, mas também amorosa e de qualidade. “É fundamental que o profissional esteja bem para transmitir isso para a criança”, afirmou Ana, destacando a discussão sobre as principais doenças que afetam os professores atualmente.
Em seu discurso de encerramento, a secretária refletiu sobre o que impulsiona os educadores: “O que nos move? O que nos impulsiona para estarmos aqui hoje? Se estamos aqui é por merecimento ou necessidade?”. Ela enfatizou que a vida é uma constante oportunidade de aprendizado e que, assim como os alunos, os professores também são eternos aprendizes. A secretária ressaltou a importância da “didática do amor” e das atitudes que marcam o coração dos alunos. “Tenho orgulho do que me tornei ao longo da vida? E acima de tudo, tenho capacidade de melhorar?”, questionou, incentivando a autorreflexão e a busca por aprimoramento contínuo. Roselene finalizou o encontro com o desejo de que os alunos admirem e se encantem com seus professores, e que estes sejam autênticos e capazes de ouvir e mostrar o potencial de cada estudante.
Nesta terça-feira (22), as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) retomam suas atividades normais com as crianças. Já os professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) seguirão com os trabalhos de formação em suas respectivas escolas.