O projeto “Cenários Sustentáveis: Arte e Educação para um Futuro Consciente”, contemplado com um investimento de R$ 200 mil do Fundo Social do Sescoop/RS, está impactando milhares de estudantes da rede pública com atividades voltadas à sustentabilidade e ao cooperativismo. A iniciativa, desenvolvida pela Certel, prevê beneficiar mais de 10 mil crianças e adolescentes em municípios de sua área de abrangência, especialmente nas localidades atingidas pelas enchentes.
As ações incluem apresentações teatrais e musicais, oficinas de produção de instrumentos recicláveis e palestras educativas. Em Cruzeiro do Sul, a programação contemplou uma palestra para 250 alunos da Escola Jacob Sehn e uma oficina de reciclagem na Escola Antônio Domingos Cíceri Filho.
Nesta quinta-feira (4), foi a vez da peça “De grão em grão a gente muda o mundo”, dirigida por Marcelo Brentano, encantar os estudantes. O espetáculo foi apresentado em dois turnos, no Ginásio de Esportes Orlando Eckert, reunindo cerca de 800 alunos das cinco escolas municipais de Ensino Fundamental.
A secretária municipal da Educação, Cultura e Esportes, Roselene Marmitt, a Nina, destacou a relevância da iniciativa neste período pós-enchente. “É fundamental que a população se conscientize sobre a importância de mudar atitudes. Se cada um fizer a sua parte, logo teremos resultados positivos. Pouco pensamos no que podemos ou devemos fazer, mas cada um precisa começar por si próprio”, ressaltou.