Programação da Semana Farroupilha segue com atividades culturais em Cruzeiro do Sul

Evento tem participação de escolas e apresentações artísticas no Parque Poliesportivo Municipal
Fotos e vídeo: Marcio Steiner

A Semana Farroupilha de Cruzeiro do Sul segue movimentando a comunidade com uma série de atividades no Parque Poliesportivo Municipal, no Centro da cidade. A abertura oficial ocorreu no final da tarde de domingo (14), e nesta segunda-feira (15) a programação contou com uma palestra, conduzida por Ana Paula Vieira Labres.

A atividade abordou a história do Rio Grande do Sul e a indumentária típica do peão e da prenda, símbolos da tradição gaúcha. Participaram cerca de 130 crianças, do pré ao terceiro ano, das escolas Anita Garibaldi e Antônio Domingos Cíceri Filho. O encontro iniciou com uma dinâmica e buscou aproximar os alunos da cultura regional.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Roselene Marmitt, a Nina, ressaltou que a programação da semana contempla atividades voltadas aos educandários. “Nosso objetivo é aproximar as crianças da tradição, incentivando a preservação dos costumes que vieram dos nossos antepassados”, afirmou.

Na terça-feira (16), às 20h, a atração será Madison Motta e Grupo. A agenda da semana inclui ainda apresentações artísticas, atividades culturais, missa crioula e o tradicional desfile de cavalarianos no sábado (20).

Confira a programação completa:

Terça-feira (16)
14h: Musical Art Show, com baile para a terceira idade
20h: Grupo Luz de Candieiro

Quarta-feira (17)
9h: Atividades com cavalo e preparação para o Freio Jovem, com Helena De Azevedo Pereira
19h30: Invernada mirim do CTG Pagos de São Rafael
20h: Diego Rodrigues e Grupo

Quinta-feira (18)
19h30: Invernada mirim do CTG Chama no Pé
20h: Banda Dose Dupla

Sexta-feira (19)
19h: Missa Crioula
20h: Invernada artística do CTG Pagos de São Rafael
21h: Grupo Gaúchos de Fato

Sábado (20)
10h: Desfile de cavalarianos
14h30: Invernada artística do CTG Chama no Pé
15h: Yasmin Diniz e Grupo
17h: Encerramento oficial

A retomada da Semana Farroupilha foi possível graças à utilização de aproximadamente R$ 70 mil em recursos remanescentes de 2023. O evento é totalmente financiado pelo Edital nº 03/2023 – Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A copa e a cozinha do evento estão sob responsabilidade de escolas e entidades locais previamente definidas, o que garante o envolvimento da comunidade.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email