Após as enchentes catastróficas que devastaram o Rio Grande do Sul, o Programa Partiu Futuro surgiu como uma iniciativa nos moldes do Programa Jovem Aprendiz, com o objetivo de atender jovens de 14 a 22 anos afetados pelas cheias. Em Cruzeiro do Sul, dez vagas foram destinadas ao município, proporcionando qualificação profissional e inclusão social.
O processo seletivo foi realizado em setembro, e as atividades práticas começaram em dezembro. O programa é fruto de uma parceria entre o governo estadual, municípios participantes e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). Entre os critérios de participação estão a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e a comprovação de que o jovem foi atingido pelas enchentes.
Em Cruzeiro do Sul, nove jovens foram selecionados e estão sendo acompanhados pelo Ciee e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Durante o mês de dezembro, eles participaram de 30 aulas teóricas, realizadas em um espaço cedido pelo Cras. A instituição também ficou encarregada de direcionar os jovens para atividades administrativas nas repartições públicas do município.
De acordo com o Cras, a troca de gestão no município trouxe um período de transição, mas alguns participantes já foram inseridos em órgãos como o próprio Cras e a Defesa Civil. Os demais ainda serão alocados em secretarias como Saúde e Saneamento, Agricultura e Meio Ambiente e Administração e Finanças.
A adesão ao programa foi motivada pela busca de uma nova realidade para os jovens atingidos, promovendo qualificação profissional e autonomia. “O programa garante não apenas capacitação, mas também uma melhor qualidade de vida e perspectivas para o futuro. Para nós, enquanto proteção social, é uma iniciativa riquíssima”, destacou a equipe do CRAS.
Entre as regras para participar, está a obrigatoriedade de estar matriculado em uma instituição de ensino ou ter concluído os estudos. Dois adolescentes, inclusive, voltaram a estudar graças ao incentivo do programa, que vem transformando vidas e ampliando horizontes para a juventude cruzeirense.