No dia 20 de setembro deve ser dado o pontapé inicial na primeira edição da competição Cruzeiro Futsal. Tendo em vista ser um esporte bastante apreciado e praticado em Cruzeiro do Sul, com histórico de grande movimentação entre os participantes e a comunidade em geral, e uma vez que não terá o campeonato municipal em 2024, o professor de Educação Física, que também mantém uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes, Dionatan Kich, o Donha, está organizado uma competição, com intuito de seguir fomentando o esporte, e trazer alegria no pós enchente.
A competição é somente para atletas cruzeirenses, parecido com as regras do municipal tradicional, ou seja, o jogador precisa votar, estudar, trabalhar, ter nascido, ou possuir um terreno no município. As inscrições vão até o dia 19 de setembro por meio do aplicativo da competição, que pode ser acessado CLICANDO AQUI. Cada time poderá ter até 15 atletas inscritos. O aplicativo também será responsável pelo sorteio dos confrontos, assim como, vai trazer detalhes a respeito de artilharia, cartões, atletas suspensos, tabela de classificação, entre outros.
A ideia é reunir diversas equipes. Até o final desta edição já estavam confirmados 10 times na categoria força livre, mas a intenção do organizador é reunir, pelo menos, 12. O valor da inscrição é de R$ 450. A premiação será de troféu e medalha para o primeiro e segundo colocados de cada série. Donha pretende separar as equipes por série após a primeira classificatória. Os quatro primeiros disputarão a série ouro, os outros quatro a série prata e os quatro últimos a série bronze. Assim, haverá três campeões.
Num primeiro momento os jogos ocorrerão no salão da Sociedade Esportiva Boa Esperança (Sebe), na localidade de Boa Esperança, mas podendo ocorrer rodadas também em outras sedes. O encerramento está programado para o mês de dezembro.