Nesta terça-feira (12), a Administração Municipal de Cruzeiro do Sul deu mais um passo para viabilizar a construção da usina hidrelétrica da Certel no município. Em reunião com representantes da Portos RS, foi solicitada oficialmente a doação da área atualmente sob posse da estatal para o município.
O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Portos RS, Cristiano Pinto Klinger, do vice-prefeito Carlos Spiekermann, da secretária municipal de Administração e Finanças, Camila Scheibel, da engenheira ambiental Tanara Schmidt e de Salmo Dias, secretário executivo de Articulação aos Municípios e Prefeitos do Estado do Rio Grande do Sul.
O ofício com o pedido foi assinado pelo prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, que está em Brasília em agenda para acelerar a entrega de moradias do governo federal às famílias atingidas pelas cheias. O documento formaliza a solicitação de doação da área, considerada estratégica para a instalação da hidrelétrica, devido à proximidade com a Barragem Eclusa entre Cruzeiro do Sul e Bom Retiro do Sul.
A obra tem potencial de transformar a matriz energética local, com geração de energia limpa e renovável, impulsionando o desenvolvimento econômico, criando empregos e melhorando a qualidade de vida da população do Vale do Taquari.
“Essa usina representa muito mais do que energia. É independência, progresso e novas oportunidades para Cruzeiro do Sul e toda a região”, afirmou o prefeito Dingola.
Com o apoio de Salmo Dias, a administração municipal espera acelerar os trâmites junto à Portos RS para que a área seja repassada e o projeto saia do papel.