A Secretaria Municipal da Educação de Cruzeiro do Sul concluiu, na última semana, a integração da lista de espera por vagas na rede municipal de ensino ao Sistema Multi 24h. A ferramenta, que vem sendo implementada desde o início deste ano, é um software de gestão pública desenvolvido em plataforma web, com tecnologias livres e banco de dados único e integrado.
O sistema já vinha sendo utilizado para a administração de secretarias, inclusão de alunos, registro de frequência, chamadas, transferências, entre outras funcionalidades. Com a nova etapa, a chamada “central de vagas” agora também está digitalizada e disponível para acesso por meio do site oficial da Prefeitura.
Segundo a Secretaria, o novo sistema exige informações mais completas no momento do cadastro. Antes, era necessário apenas o fornecimento de dados básicos do aluno e dos pais, além do endereço. Agora, é obrigatória a inclusão do número de CPF de todas as partes envolvidas.
A digitalização da fila de espera permite que escolas, secretarias e a comunidade tenham acesso mais rápido e transparente às informações, o que, de acordo com a pasta, garante mais fluidez e agilidade no atendimento às demandas por vagas.
Para acessar a lista, os responsáveis devem entrar no site da prefeitura, buscar por “Fila de Espera EMEI/EMEF” na página inicial e, em seguida, clicar novamente em “Fila de Espera”. No campo “Pesquisar”, deve-se selecionar “vagas”, escolher a etapa ou série desejada (como berçário, maternal ou pré-escola), indicar se a vaga é para a zona urbana ou rural e, por fim, clicar em “Buscar”.
A Secretaria Municipal da Educação (Smece) esclarece que, por motivos de segurança e em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os nomes completos dos alunos não são exibidos na lista — apenas as iniciais são mostradas.
Ainda, a Smece observa que os pais devem continuar indo até as escolas em caso de necessidade de vaga. Caso não tiver a vaga, é feita a ficha para ser inserida na fila de espera. Ou seja, o cadastro não é feito pelo site. A plataforma digital serve para acompanhar a fila e as vagas existentes.