O estudante Davi Henz Ferreira, 14 anos, vereador mirim de São Rafael, interior de Cruzeiro do Sul, filho de Bárbara Henz e Jeferson Ferreira (Pitty Ferreira), se prepara para representar o seu município e o Rio Grande do Sul na etapa nacional de uma conferência ambiental que acontece em outubro, em Brasília.
A conquista veio após o destaque do projeto “Cicatrizando o Rio – Testemunhos e Esperança”, que venceu as fases regional e ficou em terceiro na estadual da Conferência Estadual do Meio Ambiente. Ao todo, foram 80 trabalhos apresentados, sendo os estudantes os próprios jurados.
A proposta, criada por Davi, prevê o plantio de 10 mil árvores nativas nas margens de rios como forma de combater os efeitos das mudanças climáticas, melhorar a qualidade da água e reduzir riscos de deslizamentos. A ideia surgiu a partir da observação das consequências ambientais em sua comunidade, que sofre com os impactos do desmatamento e das chuvas intensas.
Mesmo estudando em uma escola rural (7º ano da Escola Estadual São Rafael), o jovem conseguiu projetar o trabalho para além da sala de aula. Ele considera a conquista um reconhecimento da força das comunidades do interior, que muitas vezes não têm a mesma visibilidade que escolas da cidade.
Além do êxito nas etapas já conquistadas, ele acredita que o cargo de vereador mirim pode ajudar a dar mais amplitude e alcance ao projeto. “A função me permite ter voz e acesso a espaços onde posso buscar apoio para colocar em prática ações que realmente fazem diferença”, destacou.
A viagem para Brasília marcará a primeira experiência de Davi em um avião, tornando a conquista ainda mais especial. Ele acredita que o projeto pode ser replicado em outras regiões do estado e até em nível nacional, incentivando mais jovens a participar de iniciativas ligadas à preservação do meio ambiente.
“É possível sonhar e conquistar, mesmo vindo de uma escola rural”, reforça o estudante, que busca inspirar colegas e outros jovens a investir no estudo e em projetos que tragam benefícios coletivos.