Feira do Livro de Cruzeiro do Sul valoriza leitura, cultura e integração da comunidade

Em 2025, a programação contempla atividades literárias, espetáculos teatrais, música e palestras, envolvendo diferentes públicos
Foto: Arquivo

A comunidade de Cruzeiro do Sul se prepara para viver três dias de intensa programação cultural durante a 18ª Feira do Livro, que acontece de 1º a 3 de outubro, no Ginásio de Esportes Orlando Eckert. Neste ano, o evento traz como patronos Ana Júlia Marmitt e Alexandre Dante e tem como tema “A leitura edifica, a criatividade renova e a união reconstrói”. Em 2025, a programação contempla atividades literárias, espetáculos teatrais, música e palestras, envolvendo diferentes públicos.

As atividades iniciam na quarta-feira, 1º de outubro, às 18h, com recepção e apresentação do Grupo de Canto de Cruzeiro do Sul. Em seguida, ocorre o cerimonial de abertura e a palestra “Pais cansados, filhos ansiosos”, com o escritor Pedro Guerra. O primeiro dia encerra às 22h.

Na quinta-feira, 2 de outubro, a feira abre às 7h30. Às 8h30, ocorre um momento cultural com a escritora Rosane Castro. A manhã ainda contará com o espetáculo “O Fantástico Mago das Letras”, às 10h. À tarde, às 14h, Pedro Guerra retorna para outro momento cultural, seguido pelo espetáculo “Desconexa”, às 15h30. As atividades encerram às 18h.

Na sexta-feira, 3 de outubro, o evento reabre às 7h30. A escritora Rosane Castro conduz novos encontros culturais pela manhã e à tarde. O espetáculo “O Fantástico Mago das Letras” terá apresentações às 10h e 15h30.

O último dia também será marcado por apresentações artísticas no palco principal. A partir das 19h, o público poderá prestigiar a banda local Frontkey, o Grupo de Patinação, a banda Estudio hope e o show da Banda Eletro Rádio. O encerramento da 18ª Feira do Livro está previsto para as 22h.

A secretária de Educação, Roselene Marmitt, destacou a importância do evento para a comunidade escolar e cultural do município. “A Feira do Livro é um espaço que inspira nossos estudantes, fortalece o hábito da leitura e promove a valorização da cultura local. É um momento de aprendizado e integração para toda a comunidade”, afirmou.

O prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Investir em leitura e cultura é investir no futuro da nossa cidade. A Feira do Livro simboliza o poder transformador do conhecimento e da criatividade, reunindo pessoas em torno de valores que fortalecem nossa identidade e união”, destacou.

A Feira é uma realização da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com apoio da Kadernu’s Livraria e MC Produções Culturais, e patrocínio do Sicredi Integração.

A Feira do Livro, assim como a reforma na estrutura do ginásio que recebe o evento, foram possíveis através de verba proveniente do PNAB 2025, que se refere ao Segundo Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email