A presença de animais peçonhentos em áreas urbanas voltou a preocupar o poder público de Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira (9), após professores de um educandário localizarem uma cobra nas proximidades da escola. Diante da situação, a Secretaria Municipal de Obras foi acionada e realizou a retirada do animal.

Conforme a Administração, o episódio serve de alerta para a importância da manutenção adequada de terrenos e áreas próximas a espaços públicos. A Prefeitura destaca que, embora haja empenho constante na limpeza e conservação de escolas e demais locais de uso coletivo, o descuido por parte de proprietários de terrenos vizinhos compromete esse trabalho e coloca em risco a segurança da população.
Terrenos abandonados ou sem manutenção adequada podem se tornar criadouros de animais peçonhentos e transmissores de doenças, como ratos e mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, responsável pela dengue. Diante disso, o Município informou que irá intensificar a fiscalização e iniciar a notificação de proprietários que não mantiverem seus imóveis limpos.
Além de contribuir para a saúde pública e a segurança dos moradores, a limpeza regular dos terrenos também favorece a valorização dos imóveis, melhora a aparência dos bairros e beneficia toda a vizinhança. A Administração Municipal reforça o pedido de colaboração da comunidade, destacando que a prevenção é uma responsabilidade compartilhada.


