Nesta segunda-feira, 3 de novembro, o prefeito César Leandro Marmitt, o Dingola, desembarca no Rio de Janeiro para participar da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 2025, que será realizada entre os dias 3 e 5 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.
O convite partiu da Incubadora de Projetos Solução Natureza — ação da Fundação Grupo Boticário em parceria com a C40, o CGEE e a Aliança Bioconexão Urbana — que selecionou e financiou o município de Cruzeiro do Sul para apresentar um dos projetos urbanos mais avançados da gestão municipal.
O evento
A C40 Cities é uma rede global de cidades comprometidas com a ação climática e urbana. A Cúpula de Prefeitos é realizada a cada três anos e reúne prefeitos, lideranças empresariais, academia, investidores e sociedade civil para trocar e expor soluções urbanas escaláveis.
Em 2025, o encontro antecede a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que será realizada em Belém, no Pará. A C40 assume papel estratégico no Fórum de Líderes Locais para posicionar as prioridades das cidades no centro das negociações globais sobre clima e urbanização.
Temas centrais da C40 Cities:
• soluções baseadas na natureza (Nature-Based Solutions) para cidades mais resilientes.
• mobilização de investimentos urbanos climáticos.
• colaboração entre governos, setor privado e sociedade para acelerar transformações urbanas.
A participação de Cruzeiro do Sul
Na terça-feira, 4 de novembro, no painel “Transformações Urbanas por Meio de Soluções Baseadas na Natureza”, o prefeito Dingola apresentará o tema “Requalifica Urbana: conectando pessoas e espaços”, mostrando como Cruzeiro do Sul vem promovendo intervenções urbanas que priorizam a interligação de espaços públicos, mobilidade ativa, revitalização de zonas subutilizadas e a integração com as pessoas.
O projeto foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de engenharia, da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. A iniciativa já passou por diversas etapas, sendo também apresentada em Brasília ao Governo Federal. Desta vez, a ação será divulgada na Cúpula de Prefeito, no Rio de Janeiro, pelo chefe do Executivo de Cruzeiro do Sul e acompanhada pela secretária municipal de Administração e Finanças, Camila Scheibel.
Segundo Dingola, em relação ao projeto desenvolvido em Cruzeiro do Sul, destacam-se os seguintes pontos principais:
aplicação de soluções baseadas na natureza (como recuperação de áreas verdes, drenagem natural, corredores de vegetação urbana) para reforçar resiliência climática e qualidade de vida.
foco em conectar comunidades, equipamentos urbanos, e espaços públicos para promover convivência, mobilidade e inclusão.
promoção de um desenho urbano que valorize espaços de encontro, circulação humanizada, e integração social — aproximando pessoas e ambientes em melhores condições.
busca de financiamento e parcerias, a partir da exposição no evento, para viabilizar investimentos e garantir sustentabilidade técnica e financeira da intervenção.
Por que isso é importante para Cruzeiro do Sul
Para o município, a apresentação no C40 representa oportunidade estratégica de duas ordens:
Visibilidade e reconhecimento: levar o nome de Cruzeiro do Sul para um fórum global fortalece a imagem do município como gestor urbano inovador e abre portas para networking, cooperação técnica e recursos.
Ação concreta para o futuro local: ao se engajar em soluções de natureza urbana, o município se prepara para responder aos desafios do século XXI — mudanças climáticas, vulnerabilidade urbana, mobilidade, saúde pública — de forma integrada. A iniciativa poderá gerar impacto direto na qualidade de vida dos moradores, valorizando bairros, reduzindo riscos urbanos contra enchentes e promovendo desenvolvimento mais sustentável.
Como coloca o prefeito Dingola, “É uma iniciativa pioneira em Cruzeiro do Sul e no Rio Grande do Sul, que conecta nosso povo, nosso território, e nossa natureza, para que o município seja mais humano, resiliente e integrado”.


