Cruzeiro do Sul promove reunião para apresentar o Programa Terra Forte no dia 16 de julho

A seleção das propriedades beneficiadas será feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário

A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria da Agricultura e a Emater/RS-Ascar, realizam nesta quarta-feira, dia 16 de julho, às 14h, uma reunião com agricultores no Pavilhão da Comunidade Católica do Centro. O encontro tem como objetivo apresentar o Programa Terra Forte, voltado à recuperação socioprodutiva e ambiental da agricultura familiar gaúcha, com foco no aumento da resiliência climática.

No município, 48 famílias serão beneficiadas, em um processo dividido em três etapas. O programa visa diagnosticar as propriedades e implementar práticas conservacionistas do solo, melhorias no saneamento básico, ações de proteção e conservação de recursos hídricos, manejo de resíduos, uso de energias renováveis, além de garantir segurança alimentar, conectividade rural e acesso a tecnologias.

Cada família poderá receber até R$ 30 mil, conforme o Plano Individual de Ações Integradas (Piai), sem a necessidade de reembolso, já que os valores são investimentos — e não financiamentos. Como contrapartida, as famílias devem disponibilizar suas propriedades para atividades de difusão de tecnologias e participar de ações de qualificação propostas.

A adesão ao programa exige o cumprimento de normas específicas e a adoção das práticas indicadas pela assistência técnica. O acompanhamento será feito pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar. Como parte da iniciativa, o município também será contemplado com um trator de 150 cavalos de potência, que será utilizado durante o programa e, posteriormente, ficará à disposição da gestão municipal.

Os investimentos previstos devem gerar impacto positivo na economia local. Após a reunião de apresentação, será aberto o período de inscrições para os agricultores interessados, que deverão agendar previamente o preenchimento das fichas cadastrais. A seleção das propriedades beneficiadas será feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email