O Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Cruzeiro do Sul entregou recentemente à Brigada Militar um computador e um celular modernos, equipamentos que irão melhorar as condições de trabalho da corporação local. Antes disso, a unidade contava apenas com um celular defasado, de baixa memória e sistema ultrapassado.
O investimento, no valor de R$ 4.730,00, foi viabilizado pelo fundo social do Sicredi Integração, por meio do fundo filantrópico, e os materiais foram adquiridos no comércio local. O Consepro tem como presidente o empresário Márcio de Borba e como tesoureiro Henrique Zwirtes, que destacou que este é o primeiro de uma série de projetos a serem lançados para beneficiar as instituições de segurança.
A comandante do quartel de Cruzeiro do Sul, tenente Claudia Suzana de Oliveira de Moura, ressaltou a importância da doação. Segundo ela, o novo celular possibilita maior qualidade e precisão nas fotos feitas durante ocorrências, além de agilizar o uso de aplicativos no lançamento de infrações e no atendimento do número 190, que hoje funciona via aplicativo no aparelho. O computador, por sua vez, vai facilitar a elaboração dos relatórios diários de efetivo e produtividade.
Zwirtes lembrou que o Consepro esteve inativo por cerca de dez anos, sendo reativado apenas no início de 2025. “Queremos que o conselho volte a ter credibilidade, para que consigamos recursos e possamos melhorar a segurança pública”, afirmou. Ele explicou ainda que, neste primeiro momento, o fundo social foi a principal fonte de recursos, já que muitas empresas locais ainda se recuperam da catástrofe que atingiu o município.
Além dessa iniciativa, o Consepro anunciou que em breve será entregue uma nova viatura para a Polícia Civil, adquirida por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública(Piseg), com apoio das empresas Faros e Haenssgen. A meta é, posteriormente, também viabilizar a aquisição de uma nova viatura para a Brigada Militar.