Atriz vencedora de dois Oscars, Cate Blanchett visita Cruzeiro do Sul

A australiana é embaixadora da Boa Vontade da Agência da ONU para Refugiados
Foto: Divulgação/Acnur

A atriz australiana Cate Blanchett, ganhadora de dois Oscar, esteve no Brasil entre os dias 16 e 18 de dezembro e visitou áreas atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari e em Porto Alegre.

Ela, que é embaixadora da Boa Vontade da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), esteve em Lajeado e Cruzeiro do Sul e se reuniu com refugiados e brasileiros impactados pelas chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024.

A estrela do cinema caminhou pelo Bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, localizado às margens do Rio Taquari, uma das áreas mais devastadas pelo desastre climático, com imagens trágicas que correram o mundo.

Em Lajeado, uma imagem distribuída pela Acnur mostra a atriz conversando com Rose Cetoute, Estherline Louis e Saintadieu Eraus, refugiados haitianos que vivem na cidade.

Eraus, que é alfaiate, veio para o Brasil em 2010 após um terremoto em seu país de origem. Em setembro de 2023, ele perdeu tudo e se mudou para um terreno mais alto. No entanto, foi arrasado novamente pelas enchentes de maio de 2024.

“É um homem de habilidades incríveis e profunda resiliência. Mas, enquanto falava comigo, suas mãos tremiam ao segurar o relatório policial de todas as suas roupas que foram saqueadas após as enchentes”, Cate disse à Folha de S. Paulo.

Já em Porto Alegre, a artista esteve no Bairro Sarandi, onde a maior parte das moradias ficou debaixo d’água em maio.

Blanchett também se reuniu com o governador Eduardo Leite (PSDB), onde falou sobre sua preocupações sobre os efeitos das mudanças climáticas.

Essa foi a primeira missão da uma embaixadora da Acnur no Brasil.

Fonte: Rádio Independente

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email