Nova turma participa da formação do “Agente Capaz”

Na última quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de outubro, um novo grupo de pessoas de Cruzeiro do Sul participou do treinamento “Agente Capaz”. O objetivo é o de capacitar líderes sociais para atuarem em catástrofes naturais, como as enfrentadas em setembro de 2023 e maio de 2024.

O treinamento foi mais uma vez repassado por profissionais que atuam na Organização Não Governamental (ONG) Humus. O alvo é a capacitação em primeiros socorros como: desastres; parada cardíaca; obstrução das vias aéreas; lançar a corda ou boia para uma pessoa que está se afogando; como reagir no interior de um carro que está sendo inundado; entre outros.

As atividades foram realizadas nas dependências da Casa do Morro e arredores. Conforme a Secretaria da Educação Cultura e Esportes (Smece), na ocasião participaram professores e diretores das Escolas de Ensino Fundamental, agentes de saúde e algumas pessoas de outros departamentos da prefeitura. Lembrando que num primeiro momento foram envolvidos professores e serventes concursados da rede de educação infantil.

Objetivo é ter pessoas que estão na linha de frente e que saibam salvar uma vida. Na ocasião, o conhecimento foi repassado a uma turma de aproximadamente 75 pessoas.

Novas turmas devem ser formadas para participar da capacitação no mês de novembro. Contudo, ainda não há uma data definida.

A Humus, conforme descrito em seu portal, é uma organização brasileira, independente e sem fins lucrativos que atua com foco em desastres. Disponibiliza apoio especializado para regiões impactadas, em situações de emergência ou em risco iminente de um desastre relacionado a eventos naturais extremos, como tempestades, ciclones, incêndios florestais e até terremotos. A ONG está capacitada para atuar nas quatro etapas de um desastre, a fim de evitar as perdas, minimizar as dores e, principalmente, salvar vidas.

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email